Programa de saúde para o pai adolescente: reflexões sobre sua relevância

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

refletir sobre a relevância do desenvolvimento de programas de saúde para pais adolescentes, de forma que estes possam compreender melhor a paternidade e sentirem-se seguros para assumir o filho e, quem sabe, a família.

Metodologia:

pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed, SCIELO e LILACS, entre os meses de maio e junho de 2009. Foram encontrados 105 artigos, publicados entre os anos de 2000 a 2007, com os descritores: Paternidade, Adolescência, Programa de saúde e Sexualidade. Dentre estes artigos, apenas 16 constituiram-se base referencial para este estudo, por focalizarem, especificamente, o tema escolhido.

Resultados:

na pesquisa não foram encontrados muitos artigos sobre o tema, pois este ainda é pouco explorado. Além disso, os programas de saúde existentes só incluem os cuidados com a mãe adolescente esquecendo-se do pai. Sabe-se que a participação do pai adolescente no cuidado com o filho desde a gestação proporciona um melhor vínculo deste com o filho e com a companheira.

Conclusão:

faz-se necessário a existência de redes sociais de apoio capazes de inserir estes pais adolescentes no processo complexo que se inicia ainda na concepção.(AU)