Intervenções da enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva no manejo da cetoacidose diabética

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

discutir sobre as intervenções equipe de enfermagem em unidade de terapia intensiva no tocante à cetoacidose diabética.

Algumas inquietações emergem em relação a este assunto:

quais as manifestações clínicas da cetoacidose diabética? Como a enfermagem atua na unidade de terapia intensiva? Quais as intervenções de enfermagem na cetoacidose diabética na unidade de terapia intensiva? Metodologia: ensaio teórico fundamentado em uma revisão bibliográfica do tipo narrativa. Foram selecionados artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Banco de Dados da Enfermagem (BDENF), utilizando como descritores na busca de estudos: enfermagem, unidade de terapia intensiva, cetoacidose diabética.

Resultados:

a cetoacidose diabética é uma condição aguda e grave que se desenvolve predominantemente em pacientes com diabetes mellitus tipo 1. Tendo em vista sua gravidade e as intervenções a serem realizadas em terapia intensiva, a equipe de saúde e de enfermagem deve exercer um tratamento adequado a cada paciente, contemplando todos os aspectos relacionados a suas condições clínicas.

Conclusão:

ao lidar com complicações importantes como a cetoacidose diabética, é necessário um manejo clínico adequado e eficaz para a recuperação do estado geral do paciente.(AU)