Uso de pimpinella anisum como alternativa fitoterápica na atenção à saúde materno-infantil

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

reconhecer, através da literatura nacional, os benefícios e eventuais riscos do uso de erva-doce pela população de gestantes, lactantes e crianças.

Metodologia:

este estudo tem cunho bibliográfico, por meio de busca em bases de dados nacionais e internacionais na área de Enfermagem e análise retrospectiva de fontes que correspondem aos artigos, livros e manuais pertinentes ao tema.

Resultados:

A Pimpinella anisum é uma planta medicinal, mais conhecida como erva-doce, muito cultivada e utilizada no Nordeste brasileiro, especialmente nos estados da Paraíba e Pernambuco. Dentre tantas indicações comprovadas, destacam-se as que fazem referência à atenção à saúde materno-infantil, são elas: casos de cólicas menstruais, cistites, facilita o parto, estimula a secreção láctea, estimula a atividade glandular que favorece a menstruação, auxilia nos processos digestivos e previne e trata as cólicas em crianças e recém-nascidos.

Conclusão:

é pertinente o emprego de erva-doce na atenção a mulheres e crianças, entretanto, é interessante se desenvolver pesquisas para investigar mais este tema, de maneira que os profissionais que tenham interesse em utilizar este fitoterápico tenham mais informações quanto ao uso correto, posologia, riscos, interações e efeitos adversos.(AU)