Diagnósticos de enfermagem em aleitamento materno segundo a classificação da North American Nursing Diagnosis Association

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

o objetivo desta pesquisa é sugerir a Sistematização da Assistência de Enfermagem no atendimento à puérpera durante a hospitalização pós-parto, visando evitar o desmame precoce.

Metodologia:

este estudo tem cunho bibliográfico, suas fontes correspondem aos artigos, livros e manuais pertinentes ao tema.

Resultados:

o aleitamento materno oferece todos os nutrientes necessários a criança até os 6 meses de vida, proteção contra microrganismos patogênicos, favorece a relação mãe e filho, reduz a probabilidade de alergias e reduz a fertilidade materna. Apesar destas vantagens o desmame precoce é uma realidade vivida no Brasil.

Concusão:

a Sistematização da Assistência de Enfermagem em aleitamento materno garante maior qualidade aos serviços ao facilitar a adaptação da puérpera ao autocuidado, bem como aos cuidados com o seu filho, refletindo na maior adesão e sucesso do aleitamento materno, gerando assim maior economia para os setores de assistência materno-infantil. O objetivo desta pesquisa foi alcançado, ao apresentar um modelo de Sistematização da Assistência de Enfermagem em aleitamento materno.(AU)