Reflexões acerca da legislação e políticas públicas voltadas à saúde do adolescente

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

refletir acerca da legislação e de políticas públicas voltadas à saúde do adolescente.

Metodologia:

revisão narrativa da literatura, construída por pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se nas bases SciELO, LILACS, BDENF e ADOLEC, no período de 2005 a 2009. Utilizou-se os descritores: adolescente, políticas públicas, política de saúde, saúde do adolescente. A amostra foi constituída por onze artigos e nove documentos.

Resultados:

1985 foi o ano Internacional da Juventude pela OMS. O Brasil foi signatário, repercutindo na política nacional. Desde então, houve marcos que influenciaram positivamente a construção das políticas de saúde para o adolescente, destacam-se: 1988, promulgação da Constituição Federal; 1989, criação do Programa de Saúde do Adolescente; 1990, criação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Mesmo com direitos apreendidos nos documentos, imprescindíveis para subsidiar uma assistência qualificada ao adolescente hospitalizado, destaca-se que tais direitos parecem ser violados com frequência, ou pouco respeitados.

Conclusão:

acredita-se que a prática das leis ocorrerão se os profissionais de saúde conhecê-las, sensibilizarem com a situação e com isso passem a exigir condições para o seu cumprimento junto aos dirigentes das instituições.(AU)