Adolescentes que podem se infectar pelo HIV e adolescentes que têm AIDS: revisão narrativa

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

analisar a produção científica brasileira de Enfermagem na temática do HIV e da AIDS na adolescência.

Metodologia:

trata-se de estudo de revisão narrativa de literatura, com busca de artigos nas bases de dados: MEDLINE, LILACS, BDENF e nos portais: SCIELO e CAPES, com as palavras ―HIV‖ or ―AIDS‖ and ―adolescente‖ or ―adolescentes‖, no período de 1999 a 2009. População de 27 artigos, sendo 18 acessados na íntegra e submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

destacaram-se duas categorias temáticas: conhecimento e comportamento do adolescente que pode se infectar pelo HIV; vivências do adolescente que tem AIDS. Foi marcante a tendência prevenção, em que estudos buscam compreender: representações, comportamentos, sentimentos, relações e informações dos adolescentes que podem se infectar pelo HIV. Pauta-se a discussão de sua vulnerabilidade, especialmente no que se refere à sexualidade, ao uso de drogas e a violência.

Conclusão:

no entanto, estudos com adolescentes que têm aids indicam a necessidade de continuidade do desenvolvimento de investigações que já estão em andamento, como a adesão ao tratamento e a revelação diagnóstica.(AU)