Doença de Pompe: atualização e busca pela literatura

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivos:

subsidiar informações relevantes acerca do cuidado de enfermagem ao cliente portador da Doença de Pompe na forma infantil; Identificar os possíveis diagnósticos e intervenções de enfermagem para esta doença; Analisar o papel da enfermagem frente aos cuidados prestados ao cliente portador da Doença de Pompe na forma infantil.

Metodologia:

Pesquisa bibliográfica de caráter descritivo-exploratório com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita através dos dados obtidos a partir da consulta a livros em bibliotecas e pesquisas online em sites sobre a DDL. A partir do exposto na literatura existente, os dados foram analisados procurando destacar os possíveis diagnósticos e intervenções de enfermagem com base nos referenciais teóricos de CARPENITO; NANDA; SPARK, TAYLOR, DYER; e WALEY & WONG.

Resultados:

foram encontrados 11 possíveis diagnósticos de enfermagem e diversas intervenções de enfermagem.

Conclusão:

o processo de enfermagem, através dos diagnósticos e intervenções de enfermagem, pode ajudar a visualizar os problemas fisiológicos e psicológicos que a enfermeira pode legalmente diagnosticar e tratar com independência os seus clientes e que este processo, facilita a assistência prestada com o objetivo de atender às necessidades ímpares de cada um.(AU)