O cuidado pré-hospitalar de enfermagem frente a um acidente com múltiplas vítimas: revisão integrativa da literatura

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

analisar, por meio de levantamento bibliográfico, o conhecimento produzido sobre o cuidado pré-hospitalar de enfermagem frente a um Acidente com Múltiplas Vítimas (AMV), ressaltando o papel da enfermagem no Atendimento Préhospitalar (APH) e a necessidade da educação permanente para a melhoria da assistência às vítimas.

Metodologia:

tratase de um estudo de revisão integrativa realizada em livros, bases de dados e normativas do Ministério da Saúde, utilizando os descritores: incidentes com feridos em massa; enfermagem em emergência; e educação continuada em enfermagem. Foram selecionadas 15 produções entre 1999 a 2009.

Resultados:

prevaleceram as publicações no ano de 2009 (20%).

As produções foram agrupadas nos seguintes temas:

peculiaridades do atendimento a AMV; papel da enfermagem no atendimento pré-hospitalar; e a importância da educação permanente.

Conclusão:

essa revisão proporcionou apreciarmos os saberes do cuidado pré-hospitalar de enfermagem frente à AMV, reconhecendo sua relevância no cenário contemporâneo, em que violência e acidentes estão cada vez mais frequentes, exigindo dos envolvidos, ações de combate eficazes, que conjuguem desde a prevenção até o preparo constante.(AU)