Apoio à Família na Unidade de Terapia Intensiva: um olhar da humanização em enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

refletir sobre o apoio dado à família pela equipe de enfermagem do indivíduo hospitalizado em unidade de terapia intensiva, de modo a exercer um cuidado humanizado e acolhedor.

Método:

ensaio teórico fundamentado em uma revisão bibliográfica do tipo narrativa. Foram selecionados artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Banco de Dados da Enfermagem (BDENF), utilizando os descritores enfermagem, unidade de terapia intensiva, humanização e acolhimento.

Resultados:

apesar do grande esforço que os enfermeiros possam estar realizando no sentido de humanizar o cuidado em UTI, esta é uma tarefa difícil, pois demanda atitudes individuais contra todo um sistema tecnológico, comumente, pouco humanizante. O acolhimento é uma relação humanizadora, de trocas, de respeito às diferenças, sendo imprescindível para a formação de vínculos entre trabalhadores de saúde e usuários. A visita aberta flexibilizada é uma oportunidade de fortalecer estes vínculos e tornar o ambiente da UTI mais humano e acolhedor.

Conclusão:

a humanização do cuidar e o acolhimento à família em terapia intensiva ainda estão em processo de construção pelas reflexões e conexões de saberes, permitindo a ampliação para um cuidar com arte além da ciência.(AU)