“Vigiando” a sexualidade: uma reflexão sobre a construção dos direitos sexuais e reprodutivos

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

discutir a questão da sexualidade sob a ótica da construção social dos direitos sexuais e reprodutivos.

Metodologia:

em um primeiro momento, o artigo traz um breve resgate histórico da discussão da temática na sociedade brasileira, relacionando à formação de paradigmas sobre questões sexuais que se formam dentro das sociedades. Posteriormente, aponta a necessidade de a discussão ser levada ao campo ético na perspectiva do “sujeito ético”. Também cita a legalidade dos direitos sexuais e reprodutivos na Constituição Federal e finaliza com aspectos relativos à política de planejamento familiar e o declínio da natalidade no Brasil.

Resultados:

os direitos humanos surgem como marco inicial ao nascimento de uma concepção individualista da sociedade. Sua premissa é que o indivíduo tem um conjunto de direitos inalienáveis centrados, sobretudo, na sua liberdade individual.

Conclusão:

para a efetivação dos direitos sexuais e reprodutivos há uma necessidade de mudança do princípio controlador para o princípio da ética e da liberdade, respeitando a identidade pessoal do indivíduo, assim como seus valores morais e a mutabilidade dos seres humanos.(AU)