O cuidado de enfermagem junto à criança com diabetes mellitus tipo 1: elaboração de um folheto educativo

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

relatar a experiência de residentes de enfermagem na elaboração de um folheto educativo sobre o diabetes mellitus (DM) tipo 1 para subsidiar a educação em saúde da criança diabética e sua família.

Metodologia:

trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O local escolhido para realização do estudo foi à unidade pediátrica de um hospital universitário. Por tratar-se da descrição de uma prática profissional não foi necessária a submissão ao comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE)/UERJ.

Resultados:

dividiu-se a elaboração do folheto educativo em dois momentos: I. A Revisão Bibliográfica e II. A Construção do Folheto Educativo. Utilizou-se a filosofia de Paulo Freire, na qual a educação ocorre em uma relação horizontal, dialógica, recíproca e verdadeiramente humana e construiu-se o folheto educativo no formato pergunta/resposta.

Conclusão:

espera-se, futuramente, avaliar a compreensão da clientela pediátrica diabética e de sua família acerca do conteúdo veiculado pelo folheto para poder adequá-lo e incluí-lo no seu dia a dia.(AU)