Perfil das internações em cuidados paliativos: uma ferramenta à gestão

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (8), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

descrever o perfil sociodemográfico, clínico e os gastos dos pacientes hospitalizados em enfermaria de cuidados paliativos sob a perspectiva do serviço público.

Método:

estudo quantitativo, descritivo, com os pacientes hospitalizados em cuidados paliativos, com prontuários e setor de contas médicas. Utilizou-se a estatística descritiva e calcularam-se as frequências pelo software STATA/SE 12.0. Utilizou-se o Teste do QuiQuadrado com p<0,05. Apresentaram-se os resultados por meio de tabelas.

Resultados:

53% dos pesquisados são do sexo feminino, possuem residência em Recife (45%) e RMR (40%). Os diagnósticos mais frequentes foram o câncer no aparelho digestivo (34%) e no sistema reprodutor feminino (19%). O tempo de permanência médio foi de 18 dias, sem diferença de letalidade entre os sexos (p=0,93). Quanto ao serviço hospitalar, o SUS gastou, em média, R$ 945,50 per capita e o total de R$ 304.450,95 no mesmo ano analisado.

Conclusão:

mostra-se a necessidade de ampliação dos leitos de forma descentralizada após verificar-se a concentração dos leitos na capital do Estado e RM. Evidencia-se a importância dos cuidados paliativos para a redução do sofrimento dos pacientes e dos custos hospitalares, além da necessidade de maior investimento em políticas públicas no combate e na prevenção dos tipos de câncer evitáveis.(AU)