Qualidade de vida de idosos residentes em instituições privadas

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (8), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

avaliar a qualidade de vida de idosos residentes em instituições de longa permanência de alto padrão econômico.

Método:

estudo quantitativo, transversal, realizado com 101 idosos de quatro instituições privadas. Os dados foram coletados com o uso do instrumento World Health Organization Quality of Life Group – Old, armazenados no Microsoft Excel e submetidos à estatística descritiva (média, desvio padrão, coeficiente de variação, valores máximos e mínimos e amplitude), além de frequências absoluta e relativa e apresentados em forma de tabela e figura.

Resultados:

a média do domínio do WHOQOL-OLD da faceta funcionamento do sensório é de 76,67; autonomia, 61,26; atividades passadas, presentes e futuras, 64,17; participação social, 62,81, morte e morrer, 78,53; intimidade, 58,97 e o escore total é de 67,07.

Conclusão:

a percepção da qualidade de vida dos residentes das instituições de longa permanência de alto padrão econômico na cidade de São Paulo é satisfatória. O pior domínio de análise é o da intimidade e o melhor é morte e morrer. Este trabalho contribui para que possa ser compreendida a maneira como os idosos investigados se percebem nos domínios da QV e em quais destes é preciso implementar melhorias.(AU)