Evidências clínicas para hipertensos e diabéticos na saúde da família

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (8), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar evidências atribuídas aos usuários hipertensos e diabéticos na Estratégia Saúde da Família.

Método:

revisão integrativa, realizada de novembro a dezembro de 2015, nas bases de dados LILACS, SCOPUS, MEDLINE, CINAHL, na biblioteca virtual SCIELO. A avaliação dos estudos foi feita pela leitura dos títulos e resumos selecionando aqueles que apresentassem evidências dos usuários hipertensos e/ou diabéticos que frequentam a Estratégia Saúde da Família. Os resultados foram apresentados em forma de tabela e sínteses.

Resultados:

foram selecionados 25 artigos que relataram as preferências do usuário, os sinais e sintomas da doença, as complicações e fatores associados à hipertensão e ao diabetes.

Conclusão:

as 31 evidências relacionadas a usuários hipertensos e ou diabéticos que frequentam a ESF mostram-se importantes para um melhor acompanhamento dessa população, uma vez que o planejamento e a implementação do cuidado de Enfermagem devem ser individualizados e baseados no conhecimento dessas condições clínicas e preferências do usuário. A prestação do cuidado baseado nas evidências encontradas pode, ainda, fortalecer a APS enquanto porta de entrada do sistema de saúde e responsável pela prevenção de agravos e promoção da saúde.(AU)