Padrões para assistência de enfermagem a crianças intoxicadas por domissanitários

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (9), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

apresentar padrões orientadores de boas práticas na assistência de enfermagem a crianças intoxicadas por domissanitários.

Método:

estudo de natureza documental. Utilizou-se revisão narrativa, com literaturas de evidências técnico-científicas sobre o tema e protocolos de um centro de informação toxicológica do Noroeste do Paraná. Sistematizaram-se e se descreveram os padrões orientadores de boas práticas em sete eixos.

Resultados:

relacionaram-se os procedimentos para o acolhimento à família e obediência a aspectos éticos e relacionais do atendimento, avaliação primária e medidas de suporte à vida, histórico de enfermagem e anamnese clínica epidemiológica e laboratorial, medidas de descontaminação, uso de antídotos, tratamento sintomático e exames complementares e orientações de enfermagem para alta hospitalar, no tocante à estrutura e ao processo de atendimento.

Conclusão:

espera-se que, adaptado às condições estruturais e assistenciais dos serviços, este estudo possa contribuir para melhorar a qualidade da assistência e para que o atendimento ao intoxicado se torne mais ágil, eficaz e completo.(AU)