Acesso, acolhimento e Estratégia Saúde da Família: satisfação do usuário

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (9), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

avaliar o grau de satisfação dos usuários em relação ao acesso e ao acolhimento da Estratégia de Saúde da Família.

Método:

estudo quantitativo, transversal, descritivo e exploratório com 202 indivíduos cadastrados na Unidade de Saúde que responderam ao questionário de Kloetzel. Sistematizaram-se os dados com o auxílio do Google Documentos, do Microsoft Excel e do SPSS, versão 13.0. Avaliaram-se a relação entre os dados categóricos pelo teste qui-quadrado e a comparação de média entre os grupos pelo teste de T para amostras independentes.

Resultados:

a maior parte dos usuários classifica os serviços como “muito bom” ou “bom”. Os pontos de maior satisfação foram a “forma de agendamento da consulta” (59%) e a “facilidade de acesso” à unidade (54,5%), enquanto que o “tempo despendido na sala de espera” foi o único ponto de insatisfação (62,4%). O grau de satisfação dos usuários não sofreu alterações segundo o perfil sociodemográfico.

Conclusão:

o grau de satisfação dos usuários foi positivo. O estudo contribui para a reflexão de profissionais da Estratégia de Saúde da Família e gestores quanto às relações existentes entre o acesso, o acolhimento e a satisfação do usuário na perspectiva de melhoria dos serviços de saúde.(AU)