Caracterização do conhecimento das puérperas acerca do aleitamento materno

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (9), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

caracterizar o conhecimento das puérperas acerca do aleitamento materno.

Método:

estudo quantitativo, transversal, com 232 puérperas assistidas em um hospital de alta complexidade. Utilizaram-se um questionário para o perfil sócio-demográfico e um para Assistência Pré-Natal. Realizaram-se análise estatística descritiva e os testes estatísticos de Qui-quadrado e exato de Fisher apresentados em tabelas.

Resultados:

entre a amostra estudada, 84,5% são adultas jovens, 80,2% possuía companheiros, e 51,3% apresentaram baixa escolaridade. 73,3% das mulheres realizaram seis ou mais consultas de pré-natal, todavia 51,7% dessas não receberam nenhum tipo de informação sobre aleitamento. A maioria das puérperas que receberam orientação no pré-natal consideram como benefício à oferta de imunidade para o bebê (p= 0,0009).

Conclusão:

constatou-se que existe um conhecimento superficial relativo à prática e resultados benéficos do aleitamento para o binômio, e que o sucesso da prática do aleitamento materno depende do preparo das mulheres em seu ciclo-gravídico puerperal. Dessa forma, sugere-se a ampliação das investigações sobre esta temática, mediante uma abordagem mais profunda buscando verificar também experiências anteriores na amamentação atual.(AU)