O que levou os idosos à institucionalização?

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (9), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

descrever os principais motivos que levaram os idosos à institucionalização.

Método:

estudo quantitativo, transversal, realizado em uma instituição de longa permanência para idosos, por consulta a 219 prontuários, utilizando-se um questionário. Para a associação das variáveis contínuas e categóricas, foram utilizados os testes Kruskal-wallis e o Teste Qui-Quadrado de Pearson considerando p<0,05, apresentados em tabela.

Resultados:

no total, 55,6% eram idosos do sexo feminino, com idade média de 77 (±0,55). Os principais motivos foram vontade própria, questões familiares, abandono e violência. As variáveis mais relacionadas aos motivos de institucionalização foram sexo (p=0,013), estado civil (p=0,041), com quem residia (p=<0,001), recebe visitas (p=0,011) e grau de dependência (p=<0,001). As causas determinantes encontradas que levaram os idosos à inserção em uma instituição de longa permanência chamam a atenção para a busca de ações e estratégias sociais e políticas prévias, antes da institucionalização, a fim de evitar a sua ocorrência, a superlotação e os custos onerosos nesses estabelecimentos.

Conclusão:

observou-se que todos os idosos, independentemente do motivo, estiveram expostos a desfechos clínicos e sociais negativos.(AU)