Esgotamento profissional e transtornos mentais comuns em enfermeiros oncológicos

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (9), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

investigar a existência de Síndrome do Esgotamento Profissional e Transtornos Mentais Comuns em enfermeiros oncologistas.

Método:

estudo quantitativo, correlacional, com enfermeiros oncologistas. A coleta de dados utilizou um roteiro semiestruturado e o inventário de Burnout de Maslach e Jackson (Maslach Burnout Inventory-MBI).

Resultados:

participaram 29 enfermeiros oncologistas, sendo a maioria do sexo feminino, com média de idade 32,6 anos, e a prevalência de Transtornos Mentais Comuns foi de 27,6%. Houve a presença das três dimensões sugestivas de Burnout em 6,9% dos enfermeiros; outros 6,9% em duas dimensões, e 41,4% em, pelo menos, uma dimensão. As variáveis estresse e autoestima apresentaram correlação significativa. Dentre essas dimensões, houve a correlação estatisticamente significativa de uma delas e Transtornos Mentais Comuns.

Conclusão:

os enfermeiros oncologistas apresentaram alto nível em algumas das dimensões do Burnout. A contribuição deste estudo foi apontar que estes profissionais precisam de medidas de prevenção e resolução da Síndrome do Esgotamento Profissional para auxiliar no enfrentamento dos problemas cotidianos.(AU)