Tuberculose latente entre pessoas com HIV/AIDS

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (9), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

buscar evidências sobre o uso da terapia preventiva com isoniazida na redução do risco da tuberculose ativa entre as pessoas vivendo com HIV/Aids mediante os resultados dos ensaios de liberação do interferon-gama (IGRA).

Método:

trata-se de estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa, com busca de artigos nas bases de dados publicados de 2010 a 2017. Os descritores utilizados foram HIV, AIDS, terapia preventiva com isoniazida, tratamento da infecção latente da tuberculose, interferon-gama, ensaios de liberação do interferon-gama.

Resultados:

selecionaram-se três artigos, com 1815 PVHA e desenvolvimento de tuberculose em apenas um caso, após 24 meses de terapia preventiva com isoniazida. Altas taxas de reversão e conversão durante o seguimento.

Conclusão:

consideraram-se os estudos abordando os benefícios da terapia preventiva com isoniazida a partir do resultado do IGRA apresentam-se escassos, com incipiente sugestão da limitação do teste seriado para o seguimento da resposta da terapia entre as PVHA. Além disso, destaca-se a necessidade de se investir em mais estudos que explorem a temática e superem as limitações já encontradas tendo em vista a alta relevância de se investir em novas estratégias que impactem o controle da coinfecção TB/HIV.(AU)