Avaliação e intervenção do equilíbrio em idosos

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (9), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

apresentar quais instrumentos e técnicas são utilizados em idosos com vistas à melhoria do equilíbrio e da postura.

Método:

revisão integrativa com pesquisas originais publicadas nos últimos dez anos. Utilizaram-se, para as buscas, os descritores “Aged”, “Postural Balance” e “Activities of Daily Living” nas bases de dados LILACS, PubMed/MEDLINE e na biblioteca virtual SciELO. Sintetizaram-se os artigos selecionados após preencherem os critérios de inclusão classificando-os por meio do nível de evidência em um total de 36 estudos.

Resultados:

identificaram-se 75 instrumentos de avaliação. Destes, o Mini Exame do Estado Mental, a Escala de Equilíbrio de Berg e o Teste Time up and Go foram os mais utilizados e com melhores indicações de seu uso.

Conclusão:

inúmeros são os instrumentos utilizados para avaliar o equilíbrio e a mobilidade de idosos revelando que apenas um meio de avaliação não é eficaz para avaliar todas as vertentes que envolvem o deficit de equilíbrio. Necessita-se associar dois ou mais instrumentos de avaliação, a fim de proporcionar um resultado mais fidedigno, com vistas a serem traçados objetivos e intervenções adequados na identificação dos fatores de risco e proposição de intervenções preventivas e de promoção à saúde.(AU)