Dificuldades de idosos na adesão ao tratamento da hipertensão arterial

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (10), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar as dificuldades de idosos na adesão ao tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, realizado com 17 idosos hipertensos em uma Unidade Básica de Saúde. Os dados foram obtidos mediante entrevista semiestruturada e submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise temática.

Resultados:

a maioria dos idosos relatou que segue as recomendações dos profissionais de saúde para o tratamento da hipertensão arterial. Evidenciou-se que o esquecimento, o medo de interações medicamentosas e a falta de apoio familiar e social interferem na adesão à terapia medicamentosa. Além disso, identificou-se que a dieta foi o cuidado não farmacológico mais aceito e que a prática de atividade física ainda precisa avançar.

Conclusão:

observou-se que os aspectos sociodemográficos, as alterações do estado emocional, a falta de acessibilidade e rede de apoio, a ausência de sintomatologia da hipertensão arterial e a violência urbana influenciaram a adesão à terapêutica por parte dos idosos. Espera-se que este estudo sirva de subsídio para nortear a assistência a esses pacientes, no âmbito da atenção primária, priorizando o cuidado holístico.(AU)