Custo da terapia tópica em pacientes com lesão por pressão

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (10), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

avaliar o custo da terapia tópica em pacientes com lesão por pressão.

Método:

estudo quantitativo, transversal e analítico realizado em um ambulatório de referência para tratamento de feridas complexas. A amostra constituiu-se de 20 participantes que procuraram o serviço para a avaliação e o tratamento da lesão. Utilizou-se, para a coleta de dados, um formulário para a caracterização sociodemográfica, clínica, terapêutica e de análise de custo. Realizou-se a análise por meio da estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

houve o predomínio do sexo masculino, com idade média de 56,6 anos e de pacientes procedentes de Teresina. Prevaleceram feridas crônicas, localizadas na região sacral e em estágio 4. A análise do custo mostrou que as lesões em membros inferiores com odor fétido, tecido desvitalizado, exsudato intenso e que foram tratadas com o carvão ativado, espuma com prata e hidrofibra apresentaram maior custo.

Conclusão:

mostrou-se que a lesão por pressão apresentou alto custo determinado pelas características clínicas e métodos terapêuticos adotados. Evidenciou-se a necessidade da implementação de medidas preventivas e de novos estudos para mostrar o impacto da lesão nos serviços de saúde.(AU)