Violência no trabalho em obstetrícia hospitalar

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (10), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar os modos de manifestação da violência no trabalho em obstetrícia hospitalar, bem como seus fatores relacionados, consequências e estratégias de gerenciamento.

Método:

trata-se de revisão integrativa, com busca nas bases de dados MEDLINE, Lilacs, CINAHL, SciVerse Scopus e biblioteca virtual SciELO. Após a leitura dos artigos, efetuaram-se a extração e a análise dos dados.

Resultados:

constituiu-se a amostra de 11 artigos, a maioria de origem australiana. Os principais tipos de violência no trabalho em obstetrícia foram abuso verbal, intimidação, humilhação e assédio moral; relacionados a: trabalhadores com nível elevado de afetividade negativa; colegas de trabalho mais velhos e/ou hierarquicamente superiores; plantão diurno; pacientes e/ou acompanhantes sob estresse ou com transtorno mental; ambientes sobrecarregados/escassez de pessoal; as consequências incluíram os âmbitos pessoal, profissional e organizacional; e as estratégias gerenciais envolveram relatórios de incidentes, diálogos com colegas/familiares, protocolos de segurança, educação permanente.

Conclusão:

há evidências de violência no trabalho em obstetrícia hospitalar com impacto negativo sobre profissionais, pacientes e instituições. Sugerem-se estudos acerca desse fenômeno no Brasil, possibilitando aplicá-los na gestão de unidades obstétricas.(AU)