Repercussões das tecnologias do cuidar nas Unidades de Terapia Intensiva

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (10), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

elucidar as repercussões do uso das tecnologias do cuidar em saúde no processo do cuidado pela Enfermagem nas unidades de terapia intensiva.

Método:

trata-se de revisão integrativa, nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e IBECS, em que se selecionaram artigos publicados em português, inglês e espanhol, disponíveis na íntegra, entre 2006 a outubro de 2016. Empregaram-se os descritores “Cuidados de Enfermagem”, “Tecnologia” e “Unidades de Terapia Intensiva”. Empregou-se a análise descritiva dos estudos.

Resultados:

selecionaram-se treze artigos para a análise que mostraram algumas perspectivas relacionadas ao uso das tecnologias do cuidar envolvendo o distanciamento versus a aproximação do cliente, a dependência do maquinário e a humanização.

Conclusão:

considerou-se que o uso das tecnologias do cuidar em saúde, deve estar articulado para se atingir uma melhor assistência aos pacientes. As repercussões positivas e negativas atribuídas a essas tecnologias são geradas em razão do significado e do sentido atribuídos por cada profissional, em seu meio, influenciado pelo seu cotidiano.(AU)