Incertezas vivenciadas por pacientes pós-cirúrgicos diagnosticados com neoplasias

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (10), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar as relações entre pacientes diagnosticados com neoplasias que tiveram como proposta de tratamento procedimento cirúrgico com a vivência da incerteza na doença.

Método:

trata-se de estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa, entre 2007 a 2017, nas bases de dados MEDLINE e LILACS, no portal CAPES e Google Achademics. Incluíram-se artigos completos, gratuitos, nos idiomas inglês, espanhol e português. Utilizou-se a análise categorial temática.

Resultados:

emergiram-se cinco categorias: convivendo com a incerteza no diagnóstico e no tratamento do câncer; escolha do tratamento cirúrgico e suas consequências; aplicação da MUIS; necessidade do cuidado especializado no gerenciamento dos aspectos psicossociais do indivíduo com câncer; impacto das intervenções de enfermagem na redução das incertezas.

Conclusão:

revelou-se relações entre pacientes oncológicos cirúrgicos e a vivência da incerteza na doença. Há presença da incerteza. O negligenciamento dos aspectos psicossociais impulsiona as necessidades da melhora na comunicação entre paciente e equipe e o enfrentamento para redução da incerteza. Evidenciou-se que ações voltadas à redução da incerteza influem no manejo dessa condição na assistência ao paciente, demandando aprofundamento do conhecimento.(AU)