Famílias de usuários de bebida alcoólica: aspectos estruturais e funcionais fundamentados no Modelo Calgary

Rev Rene (Online); 20 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

descrever os aspectos estruturais e funcionais e as redes de apoio e sustentação de famílias que convivem com usuários de bebida alcoólica.

Métodos:

estudo descritivo de corte transversal, referencial metodológico do Modelo Calgary de Avaliação da Família, a partir de entrevistas semiestruturadas, com as ferramentas genograma e ecomapa, realizadas com familiares de quatro trabalhadores da construção civil internados por agravos ligados ao uso de bebida alcoólica, e notificados a um centro de informação e assistência toxicológica.

Resultados:

houve redução dos filhos entre as gerações, mas o uso de drogas esteve em expansão nas famílias. Foram encontradas relações familiares distantes e conflituosas. A rede de apoio da vizinhança foi apontada com vínculo forte, porém o apoio da Atenção Primária da Saúde consistiu vínculo fraco.

Conclusão:

a avaliação estrutural e funcional das famílias propiciou conhecimento para processos de promoção, tratamento e recuperação da saúde, para restabelecer as relações familiares fragilizadas.