Competências do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Familia

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (11), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar as competências necessárias aos enfermeiros na prática assistencial na Estratégia de Saúde da Família, a partir das fragilidades encontradas na assistência deste profissional.

Método:

trata-se de estudo qualitativo, descritivo e exploratório, com uma nove enfermeiros e três pacientes diabéticos. Utilizou-se a Metodologia da Problematização para coleta de dados. Realizou-se a análise temática das entrevistas, identificando palavras-chave e discutiram-se em categorias os resultados.

Resultados:

destacaram-se fragilidades como: falta de adesão aos grupos de apoio e tratamento; não aceitação da doença; percepção defasada da doença e suas complicações. Analisaram-se as competências necessárias para a prática do enfermeiro, a partir do referencial teórico de Perrenoud.

Conclusão:

considerou=se que houve fragilidade na educação em saúde, sendo necessário que o enfermeiro reflita sobre suas estratégias educativas e desenvolva competências, desde a graduação, que gerenciem a assistência. A divulgação do estudo suscitará maior interesse no desenvolvimento de competência do profissional, contribuindo para uma assistência de qualidade, sendo essencial para a promoção do ensino e pesquisa em enfermagem.(AU)