Experiências de cuidadores nos cuidados paliativos e redes de suporte

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (11), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

compreender as experiências vivenciadas por cuidadores familiares de pacientes elegíveis para cuidados paliativos.

Método:

estudo qualitativo, descritivo e exploratório, fundamentado na fenomenologia social. Entrevistaram-se 20 cuidadores cadastrados na atenção primária à saúde. Realizou-se a coleta de dados por meio de entrevista fenomenológica e interpretada através das fases de descrição, redução e compreensão. utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Ttemática categorial, com o auxílio do programa ATLAS TI 7.

Resultados:

identificaram-se as categorias: Redes de apoio ao familiar cuidador; Dinâmicas e rotinas diárias de cuidados prestados pelo familiar; Sobrecargas físicas e mentais do cuidador familiar.

Conclusão:

vivenciaram-se pelos cuidadores importantes mudanças em suas rotinas diárias, o que acabou por ocasionar uma sobrecarga física e mental aos mesmos, levando à necessidade de redes de apoio formais e informais para estes cuidados. Observou-se a inexistência de uma rede de apoio formal aos cuidadores e a falta de treinamento e orientação suficientes para realização do cuidado junto a seu familiar. Ressalta-se a importância da atuação dos equipamentos da APS, por meio do apoio às necessidades biopsicossociais destes cuidadores.(AU)