Análise das evoluções de enfermagem contextualizadas no processo de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (11), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

avaliar os registros das evoluções de Enfermagem da unidade de internação em Cardiologia e Unidade de Terapia Intensiva Coronariana contextualizadas no processo de Enfermagem.

Método:

trata-se de estudo quantitativo, exploratório e descritivo, por meio de uma leitura sistematizada de prontuários. Leramse 150 evoluções de Enfermagem utilizando-se roteiro digital para a tabulação, e posterior análise estatística dos dados. Apresentaram-se os dados por meio de estatística descritiva Resultados: ressalta-se que, dentre os diagnósticos de Enfermagem identificados, 42,45% não foram apresentados sob a forma de dados identificáveis nas evoluções de Enfermagem; a evolução do diagnóstico de Enfermagem manteve-se inalterada em 87,83% dos casos e o diagnóstico mais utilizado foi o de risco de infecção.

Conclusão:

conclui-se que as evoluções de Enfermagem não têm sido realizadas de maneira coerente com a escolha e a evolução do diagnóstico de Enfermagem e o plano de cuidados. Considera-se que os enfermeiros devem se apropriar dos diagnósticos de Enfermagem utilizando-os, em sua prática, a fim de proporcionar a assistência de qualidade e não apenas cumprir a legislação.(AU)