Implementação da avaliação da dor como o quinto sinal vital

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (11), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar a implementação da avaliação da dor como o quinto sinal vital.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, prospectivo e descritivo, transversal, em que a equipe de Enfermagem em uma clínica de cuidados paliativos oncológicos implementou a dor como sinal vital durante três meses. Disponibilizou-se para os técnicos de enfermagem, a escala Visual Numérica (EVN). Avaliaram-se os dados por meio dos registros da equipe de enfermagem bem como pelo questionário de avaliação do processo de implementação. Realizaramse análises estatísticas pelas técnicas descritiva e inferencial.

Resultados:

ressalta-se que, somente 57,14% dos enfermeiros da clínica realizaram a avaliação da dor em 47,37% dos pacientes. Relataram-se pelos enfermeiros que a avaliação da dor influenciou positivamente na elaboração do diagnóstico e qualidade da assistência.

Conclusão:

relatam-se que houve dificuldades na implantação dessa nova rotina. Mostra-se a necessidade de uma política institucional envolvendo educação continuada das equipes de Enfermagem sobre a dor como o quinto sinal vital e a sensibilização dos profissionais para a implantação de um protocolo multidisciplinar de controle de dor e a importância da inserção deste estudo nos centros formação profissionais.(AU)