Produção do conhecimento em programa de pós-graduação em enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (11), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar a produção do conhecimento do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e a divulgação do conhecimento em periódicos científicos.

Método:

trata-se de estudo quantitativo, exploratório, com consulta à Biblioteca Central e da área de saúde, pelo Sistema de Informação de Pesquisa e Extensão e pela Plataforma Sucupira da Capes, de 1999 a 2015, para o levantamento das teses e dissertações. Selecionaram-se os artigos produzidos após a consulta ao Currículo Lattes dos docentes e discentes, e os resultados se apresentam em tabelas.

Resultados:

levantaram-se 274 dissertações e 51 teses, com 173 publicações em periódicos, sendo 16,2% internacionais.

Conclusão:

infere-se que o programa tem se consolidado anualmente e se mostrado capaz de atender às expectativas de ampliação quantitativa e qualitativa do número de doutores e mestres, bem como tem contribuído para a popularização da ciência. Devem-se traçar estratégias para a publicação dos resultados das pesquisas desenvolvidas, por leitores e coordenadores de programas de pós-graduação, buscando-se aumentar a visibilidade do conhecimento produzido com vistas à expansão dos cursos de pós-graduação e à consolidação dos grupos de pesquisa.(AU)