Representações de mulheres encarceradas sobre gestar na prisão

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (11), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

compreender as representações sociais de gestantes e puérperas encarceradas sobre o gestar enquanto vivendo em Colônias Penais.

Método:

trata-se de estudo qualitativo, embasado no referencial teórico-metodológico das Representações Sociais, com 19 mulheres encarceradas em Colônias Penais. Utilizaram-se, como instrumentos de coleta de dados, um formulário e entrevistas grupais em que se analisaram os dados pelos softwares SPSS e Iramuteq.

Resultados:

marcaram-se as representações da gestação durante o encarceramento pela ausência de serviços e infraestrutura, com pré-natal falho e dificuldades para a realização de exames, além da dicotomia entre querer estar com o filho, mas ter que criálo em tal ambiente. Caracteriza-se gestar na prisão pela não aceitação, gerando-se atitudes de negação, embora o afeto pelo filho acompanhe as presidiárias e acalente essa realidade.

Conclusão:

evidenciou-se a necessidade de repensar o atendimento de saúde na prisão contribuindo-se para a efetivação de políticas públicas e garantindo-se os direitos daqueles que se encontram atrás das grades, especialmente mulheres e crianças.(AU)