Cuidado clínico de enfermagem em saúde mental

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (11), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar os elementos que caracterizam o cuidado clínico de Enfermagem em Saúde Mental no contexto da Reforma Psiquiátrica e da Humanização da Assistência.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, do tipo revisão integrativa, com busca de artigos na BVS, entre os anos de 1995 e 2017. Realizou-se a sistematização dos dados pela técnica de Análise de Conteúdo. Apresentaram-se os resultados em três categorias “Humanização da assistência e a sua relação com o cuidado de Enfermagem na Saúde Mental”; “Estratégias de cuidado no campo da Saúde Mental: incorporando as novas tecnologias” e “Cuidado clínico de Enfermagem humanizado: resgatando a subjetividade”.

Resultados:

identificaram-se 16 estudos de acordo com os critérios estabelecidos. Apresentaram-se as características dos artigos selecionados segundo os autores, o ano de publicação, o título do periódico, o Qualis, o fator de impacto e o nível de evidência, o local de publicação, o delineamento metodológico adotado, os objetivos e os principais resultados.

Conclusão:

constata-se que se devem respeitar, na Enfermagem aplicada à Saúde Mental, os preceitos da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da Política Nacional de Humanização. Considera-se, além disso, a interdisciplinaridade como um recurso para a ampliação da clínica.(AU)