Administração de medicamentos: identificação e análise das necessidades educacionais de enfermeiros

Rev. enferm. UFPE on line; 9 (1), 2015
Publication year: 2015

Objetivo:

identificar e analisar as necessidades educacionais de enfermeiros atuantes em uma instituição hospitalar do interior do Estado de Minas Gerais no que concerne à administração de medicamentos.

Método:

estudo qualitativo, com levantamento de necessidades, realizado em uma instituição hospitalar localizada em um município do interior do Estado de Minas Gerais/MG, polo da Macrorregião Jequitinhonha. A amostra foi constituída por 19 enfermeiros que compõem a equipe de enfermagem da instituição em estudo. Para obtenção dos dados, foi utilizada a Técnica de Grupo Nominal. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, protocolo nº 3185.

Resultados:

destacaram-se seis categorias de necessidades educacionais: preparo e administração de medicamentos, obtenção de informações e conhecimento em administração de medicamentos, interações medicamentosas, aspectos gerais da administração de medicamentos, efeitos colaterais dos medicamentos e mecanismos de ação dos medicamentos.

Conclusão:

destacou-se a necessidade de conhecimento acerca de importantes conteúdos relativos à administração de medicamentos.(AU)