Estágio de docência na construção de saberes para ensinar: revisão integrativa

Rev. enferm. UFPE on line; 9 (1), 2015
Publication year: 2015

Objetivo:

analisar a produção científica relacionada à contribuição do estágio de docência para a construção dos saberes profissionais durante a pós-graduação na área da saúde.

Método:

revisão integrativa norteada pela questão << O que revelam as produções científicas sobre a contribuição do estagio de docência no processo de qualificação dos alunos de pós-graduação? >>. Os dados foram coletados na base de dados Lilacs e na biblioteca da Scielo, utilizando-se os descritores educação superior, docentes, ensino, educação de pós-graduação, saúde, estágio e docência. Oito publicações foram agrupadas por similaridades de conteúdos.

Resultados:

duas categorias de análise emergiram após a análise dos dados: << Aproximação do pósgraduando com os diversos contextos da prática docente e << Construção dos saberes profissionais docentes >>.

Conclusão:

o estágio de docência oportuniza aos futuros mestres e doutores a vivência de práticas pedagógicas e metodologias que integram o ensino e o serviço, as quais constroem o corpo de saberes profissionais dos professores de ensino superior.(AU)