Diagnósticos de enfermagem psicoespirituais para pessoas com síndrome metabólica

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

construir enunciados de diagnósticos de enfermagem direcionados às necessidades psicoespirituais de pessoas com síndrome metabólica.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, documental, contemplando as seguintes etapas de identificação e validação por consenso (100%) dos termos relevantes para o cuidado com a prioridade de saúde; mapeamento cruzado dos termos identificados com os da versão 2017 da classificação; construção dos enunciados de diagnósticos de Enfermagem; mapeamento cruzado dos enunciados construídos com os da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE® ), e os resultados apresentam-se em forma de figura.

Resultados:

classificaram-se 135 termos no âmbito das necessidades psicoespirituais, dos quais 24 foram excluídos por envolverem as necessidades psicobiológicas e psicossociais, totalizando 111 termos. Validaram-se, então, 61 termos, permitindo a elaboração de oito enunciados diagnósticos contemplando as necessidades psicoespirituais, sendo que 50% não constavam da classificação.

Conclusão:

construíram-se os enunciados dos quais metade apresentou-se como não constante na CIPE® 2017 colaborando, assim, para o seu desenvolvimento e para a inclusão na dimensão psicoespiritual no cuidado de Enfermagem integral direcionado ao público-alvo e para o avanço da Classificação de Enfermagem.(AU)