Atividades do enfermeiro na transição do cuidado: realidades e desafios

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar as atividades realizadas pelo enfermeiro na transição do cuidado ao paciente com alta hospitalar.

Método:

trata-se de estudo quantitativo, transversal e descritivo com 72 enfermeiros de unidades de internação selecionados a partir da técnica de bola de neve. Realizou-se a coleta de dados por meio de questionário estruturado online, utilizando-se a ferramenta da plataforma Google DocsOffline. Analisaram-se os dados com estatística descritiva.

Resultados:

observou-se que a maioria das atividades foi quanto a esclarecimento de dúvidas durante as orientações de alta e orientações sobre continuidade dos cuidados com a equipe de saúde de referência. Viu-se que atividades menos realizadas foram: o acompanhamento do paciente após alta e a comunicação com equipe da unidade de saúde de referência. Viu-se que maiores dificuldades foram referentes: à realização de encaminhamentos ao hospital para a Atenção Primária à Saúde, comunicação entre os profissionais de saúde e pouca formação em serviço para qualificação dos profissionais.

Conclusão:

considera-se que o enfermeiro desempenha um papel fundamental na transição do cuidado, sendo as ações de educação em saúde realizadas com maior frequência. Devem-se ser feitos esforços para melhorar integração e articulação entre profissionais e serviços hospitalares e da Atenção Primária.(AU)