O cuidado e o vínculo com adolescentes: percepção de enfermeiros visitadores

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar as percepções de enfermeiros visitadores do programa “Jovens Mães” sobre o cuidado e o vínculo com as adolescentes durante a realização de visitas domiciliares.

Método:

trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido com três enfermeiras visitadoras. Definiu-se, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Analisaram-se os dados utilizando-se a Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Temática.

Resultados:

identificaram-se as categorias “Ampliando conhecimentos sobre o domicílio como espaço de cuidado” e “A importância do vínculo na visita domiciliar” que descrevem o fenômeno do cuidado e do vínculo pelas enfermeiras.

Conclusão:

faz-se necessário o conhecimento prévio sobre a prática do cuidado no domicílio para que haja segurança, por parte do profissional, ao realizar as visitas domiciliares e, a partir disso, busca-se a construção de "vínculo promovedor de cuidado" a partir do diálogo sincero e da escuta das demandas que as adolescentes trazem durante todo o acompanhamento. Contribui-se, pelos resultados deste estudo, com as políticas e programas voltados para o uso da visita domiciliar, realizada por enfermeiros, para o cuidado e o vínculo com as mães adolescentes.(AU)