Evidências clínicas da adesão medicamentosa de pacientes dialíticos crônicos

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

avaliar a adesão ao tratamento farmacológico dos medicamentos elencados pelo componente especializado da assistência farmacêutica, utilizando evidências clínicas, em pacientes hemodialíticos com doença renal crônica.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, transversal, com população de 275 pacientes em hemodiálise, idade superior a 18 anos e em tratamento hemodialítico há mais de um ano. Respondeu-se, pelos participantes, a questionários validados durante a sua sessão de hemodiálise. Tabularamse e analisaram-se dos dados nos softwares Epidata 3.1 e SPSS 21.0, e se apresentam em forma de tabela.

Resultados:

revela-se que cerca de 41,7% dos pacientes aderiram ao tratamento, sendo o predomínio de adesão entre os pacientes que consideraram possuir bom estado de saúde. Apresentaram-se, por pacientes não aderentes ao tratamento farmacológico, níveis fosfóricos significativamente maiores (5,1mg/dL) e houve correlação estatisticamente significativa entre a maior complexidade da terapia do cloridrato de sevelâmer com a menor adesão.

Conclusão:

geraram-se evidências clínicas no trabalho que servem de suporte a gestores e a profissionais na promoção da saúde desta população.(AU)