Instrumento de comunicação e enfermagem: estudo da implantação de um modelo de comunicação escrita entre as equipes de enfermagem das unidades cirúrgicas e centro cirúrgico

Publication year: 1982

Estudo da implantação de um Instrumento de Comunicação de Enfermagem que propicie a continuidade de assistência ao paciente cirúrgico, nos períodos pré, trans e pós-operatório.

O instrumento de Comunicação compreende duas partes:

Ficha Pré-operatória de Enfermagem e Ficha Transoperatória de Enfermagem. Esse instrumento foi aplicado a 327 pacientes submetidos a tratamento cirúrgico, internados em três unidades cirúrgicas gerais e três especializadas, em um Hospital Geral. A aplicação do instrumento foi realizado pelas equipes de enfermagem das unidades cirúrgicas e do centro cirúrgico do referido hospital. Pela análise dos resultados apresentados, verificou-se que a frequência de preenchimento dos itens propostos na Ficha Pré-operatória de Enfermagem obteve percentual acima de 83%, superior ao estabelecido neste estudo (70%). O percentual de preenchimento dos itens da Ficha Transoperatória de Enfermagem foi acima de 85%, exceto o dos itens pulso e pressão arterial, que se apresentou abaixo de 70%. A frequência de preenchimento dos itens das Fichas Pré-operatórias e Transoperatória de Enfermagem foi analisada separadamente, em relação a cada uma das seis unidades cirúrgicas de internação. A variação do percentual quanto à frequência de preenchimento dos itens propostos foi de 83% a 100% nas seis unidades cirúrgicas, o que permite inferir que o Instrumento de Comunicação de Enfermagem é passível de aplicação, tanto aos pacientes submetidos a cirurgias gerais como a especializadas.