Flora microbiana aeróbia da boca e chupeta da criança hospitalizada com desidratação

Publication year: 1983

A limpeza oral com solução de água bicarbonatada 30% pH 8,15, efetuada de 6 em 6 horas nas 12 crianças com monilíase oral, e o uso permanente da chupeta determinaram um aumento qualitativo das espécies de microrganismos das Famílias: Streptococcaceae, Micrococcaceae, Enterobacteriaceae, Neisseriaceae e de germes com morfologia corineforme e leveduras na microbiota oral e da chupeta nas primeiras 24 horas de hospitalização.

A limpeza oral com a referida solução efetuada de 4 em 4 horas e a troca d chupeta das 17 crianças do grupo experimental determinaram aumento qualitativo das espécies das Famílias:

Streptococcaceae, Micrococcaceae, Neisseriaceae e germes corineformes e uma redução das espécies de microrganismos da Família Enterobacteriaceae na microbiota oral e da chupeta nas primeiras 24 horas de hospitalização. A comparação quantitativa da microbiota oral e da chupeta entre os dois grupos mostrou que na boca e chupeta das 17 crianças do grupo experimental ocorreu maior redução do número de colônias de bactérias do que a verificada nas 17 crianças do grupo controle nas primeiras 24 horas de hospitalização. A alcalinização do meio bucal ocorrida de 4 em 4 horas e a troca frequente da chupeta foram considerados fatores externos que determinaram a redução das espécies de microrganismos Gram-negativos e leveduras nas 17 crianças do grupo experimental e consequentemente da chupeta nas primeiras horas de internação. No aspecto qualitativo da microbiota oral e da chupeta no período de 24 a 48 horas observou-se aumento de microrganismos Gram-positivos, Gram-negativos e leveduras na chupeta das crianças do grupo controle. No grupo experimental observou-se o aumento de Gram-positivos e redução de Gram-negativos e leveduras. No aspecto quantitativo da microbiota oral ocorreu maior aumento do número de colônias de bactérias na boca das crianças do grupo experimental em comparação com o observado no grupo controle, e na microbiota da chupeta ocorreu maior aumento do número de bactérias mas não significativamente maior do que o aumento ocorrido na chupeta das 17 crianças do grupo controle. Neste período em que ocorreu significante aumento de colônias na microbiota oral das crianças do grupo experimental, foram identificadas espécies de microrganismos aeróbios e anaeróbios facultativos, normalmente encontrados na cavidade oral de crianças no período que antecede a dentição. No grupo controle foram identificadas espécies de microrganismos aeróbios e anaeróbios facultativos, sendo que os anaeróbios facultativos da Família Enterobacteriaceae encontrados coincidem com os dados da literatura que atribuem a estas espécies a elevada taxa de infecções adquiridas em hospitais pediátricos por pacientes menores de um ano de vida. Outros fatores externos e internos contribuíram para esta modificação ecológica da microbiota oral e da chupeta da criança hospitalizada com desidratação por diarreia e vômito.