Conhecimento que a atendente de enfermagem que trabalha em berçário de prematuro tem sobre certos cuidados de enfermagem dados a esse recém-nascido
Publication year: 1984
O objetivo deste trabalho foi verificar o conhecimento que a atende de enfermagem que trabalha em berçário de prematuro tem sobre as características físicas desse recém-nascido e sobre alguns cuidados de enfermagem que devem ser dispensados ao mesmo, estando ou não com complicações.
A população do estudo foi constituída de 52 atendentes de enfermagem que trabalhavam durante o dia, em berçário de prematuro, em 12 hospitais da Grande São Paulo.
Os dados foram colhidos por meio de entrevista, utilizando-se um formulário que constou de dados de identificação da atendente e de perguntas abertas. Adotou-se um critério eclético para a avaliação do conhecimento das atendentes, o qual foi classificado nas categorias "Muito bom", "Bom", "Regular" e "Insuficiente".
De acordo com os dados obtidos, verificou-se que as atendentes de enfermagem têm conhecimento classificado, segundo o critério estabelecido, como "Muito bom" e "Bom", tanto em relação às características físicas do prematuro como em relação a alguns cuidados de enfermagem dispensados ao mesmo, estando ou não com complicações. Estes resultados, entretanto não podem ser fonte de satisfação porque, sendo o prematuro considerado de alto risco, somente enfermeiras deveriam se encarregarem de seu cuidado.