Aspiração de traqueostomia: um procedimento que requer padrões mínimos de qualidade
Publication year: 1986
Este trabalho teve por finalidade verificar e comparar o conhecimento teórico e prático de executantes de aspiração de traqueostomia, com padrões recomendados na literatura específica, identificando coincidências e discrepâncias exigentes. Procurou, também, conhecer as justificativas dos executantes, em relação às discrepâncias encontradas entre o conhecimento teórico e a prática desses executantes. Procurou, ainda, evidenciar a necessidade do estabelecimento ou revisão de normas e rotinas específicas, bem como da qualificação e treinamento de pessoal para a realização de tal procedimento.
A pertinência do estudo se explica pelo fato de que, aspirações realizadas de forma inadequada, podem provocar infecção, traumatismo de mucosa, hemorragia, hipóxia, atelectasia, parada cardiorrespiratória e, até mesmo, a morte do paciente.
No trabalho foram observadas vinte executantes, durante a realização de 107 aspirações de traqueostomia, em duas unidade de terapia intensiva. Os mesmos executantes foram entrevistados para a verificação do conhecimento a respeito do procedimento, sendo os resultados cotejados entre si e em relação a padrões recomendados pela literatura específica.
Foram analisadas, também, as justificativas das discrepâncias, concluindo-se que estas podem se minimizadas por medidas que visem melhor qualificação e treinamento dos executantes e pelo estabelecimento de normas e rotinas que sistematizem a realização adequada do procedimento.