Publication year: 1983
Pela prática diária, conhecimento e diálogo com outros docentes, percebeu-se a disparidade na carga horária e no conteúdo do programa de Enfermagem Psiquiátrica, em diferentes escolas.
O objetivo geral do presente estudo é avaliar o ensino da disciplina Enfermagem Psiquiátrica, ministrada em quatro semestres, segundo a opinião dos alunos que a cursaram.
Os objetivos específicos deste estudo são:
- Avaliar a aprendizagem dos alunos.
- Identificar a contribuição para o desenvolvimento do aluno.
- Arrolar as experiências mais significativas para o aluno.
- Verificar os aspectos que devem ser mais desenvolvidos.
- Listar a opinião dos alunos sobre a programação.
- Obter sugestões dos alunos sobre a programação.
Para a obtenção dos dados, aplicou-se um instrumento com quarenta questões (Anexo II), para verificar o aprendizado dos alunos nas disciplinas Enfermagem Psiquiátrica I, II, III e IV.
Para conhecer as opiniões e sugestões dos alunos sobre o ensino das referidas disciplinas, elaboraram-se cinco questões abertas (Anexo III).
A população foi constituída de 58 alunos, que cursaram o último semestre do curso.
As respostas dadas pelos 58 alunos ao teste de verificação de aprendizagem mostrou um saldo favorável no ensino da disciplina.
Nota-se que 96,3% dos alunos são de opinião favorável quanto à manutenção da Enfermagem Psiquiátrica, dividida em quatro semestres, embora alguns tenham colocado restrições, bem como sugestões para melhorar o ensino.
Para nós, docentes, estes dados proporcionam uma certa gratificação, por que acreditamos que ninguém melhor do que os alunos, receptores do ensino, principalmente aqueles que estão concluindo o curso, para fazerem uma avaliação; fornecendo-nos informações e sugestões valiosas que contribuirão para a melhoria do ensino.