Avaliação da atividade esterilizante do paraformaldeído

Publication year: 1989

A atividade esterilizante das pastilhas de paraformaldeído foi avaliada por meio de monitoramento microbiológico segundo a técnica da AOAC (“Association of Official Analytical Chemists”), exigida no Brasil para o registro desta categoria de saneantes junto à Divisão de Saneantes Domissanitários (DISAD) do Ministério da Saúde. Foi realizada um rastreamento da ação do paraformaldeído, utilizando 10 carregadores para cada microrganismo teste, para obter um quadro demonstrativo da atuação deste agente químico nas diferentes concentrações por volume do recipiente (0,1g/cm3, 0,5 g/cm3, 1,0 g/cm3, 2,0 g/cm3, 3,0 g/cm3, 4 g/cm3, 5,0 g/cm3) em períodos de exposição variados (2 horas, 4 horas, 6 horas, 12 horas, 18 horas e 24 horas) submetido a uma temperatura de 50ºC.

Esta avaliação mostrou que o paraformaldeído apresenta ação esterilizante nas seguintes condições de períodos de exposição e concentrações requeridas:

2h>5%, 4h≥1%, 6h≥0,12%, 12h≥0,5%, 18h≥5% e 24h≥0,12%. Considerando que um período de exposição menor, possibilita uma maior rotatividade do material processado pelo paraformaldeído e minimiza os danos que a exposição a 50ºC pode causar ao material termossensível, priorizou-se o menor tempo de exposição para realizar os testes finais na sua íntegra, ou seja utilizando 120 carregadores para cada microrganismo teste. Optou-se então por um período de exposição de 4 horas e concentração de 3%, apesar do rastreamento ter fornecido a informação de que, a partir de 1% de concentração de paraformaldeído, havia indícios de ação esterilizante. A escolha da concentração acima da mínima provável foi uma forma de garantir resultados satisfatórios num investimento final. Não foram considerados na análise, os tubos turvos onde não se visualizaram os microrganismos testes. Conclui-se que, segundo a metodologia utilizada, o paraformaldeído apresentou atividade esterilizante satisfatória na concentração testada de 3% por um período de exposição de 4h a 50ºC na presença de umidade relativa.