Lesão traumática da medula espinhal: estudo retrospectivo de pacientes internados no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo entre 1982 e 1987

Publication year: 1989

Este trabalho identifica os tipos de acidentes ou violências que mais frequentemente causaram a Lesão Traumática de Medula Espinhal (LTME) em pacientes internados no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IOT HCFMUSP) entre janeiro de 1982 e dezembro de 1987. Caracteriza os pacientes em alguns aspectos epidemiológicos; identifica as complicações mais frequentes que o acometeram durante o período de hospitalização e aponta as causas de mortes mais frequentes. A população constitui-se de 428 pacientes, 94,9% do sexo masculino, na faixa etária predominante de 21 a 30 anos.

Os resultados obtidos evidenciaram que os tipos de acidentes ou violências que mais frequentemente causaram a LTME foram:

ferimento por arma de fogo, Acidente de Transporte, Queda de Objeto Sobre Pessoa. O nível medular mais acometido foi o Cervical e o grau de lesão mais frequente foi o Completo. As complicações mais frequentes foram as gênito-urinárias, pulmonares, de pele, gastro intestinais e cárdio-circulatórias. A frequência de óbito foi de 21% e as causas prováveis de morte foram Broncopneumonia, Trauma Raquimedular, Toxemia, Traumatismo Crânio-Encefálico e Hipóxia por Insuficiência Respiratória.