Estudo do quarto período do parto: uma proposta de assistência sistematizada de enfermagem

Publication year: 1993

O estudo tem como objetivo propor uma assistencia de enfermagem a mulher durante o quarto periodo do parto, de modo a contribuir para a melhoria do exercicio profissional de enfermagem no atendimento proposto e oferecer subsidios para a pratica, o ensino e pesquisas nesta area. A assistencia de enfermagem a mulher recem-parturida tem se limitado, frequentemente ao cumprimento rotineiro de certos cuidados e ao seguimento de determinacoes e prescricoes medicas, negligenciando-s e aspectos relativos a realizacao de alguns procedimentos tecnicos, ao conforto fisico e a atencao a solicitacoes e orientacoes.

Foram utilizados como fundamentos para a elaboracao da proposta:

a vivencia profissional da autora, bases teoricas sobre o quarto periodo do parto, um trabalho de avaliacao de uma sala de recuperacao pos-parto, os resultados de um estudo preliminar sobre as ocorrencias nesta fase do parto e os resultados de uma pesquisa realizada com puerperas e enfermeiras de quatro instituicoes hospitalares da cidade de sao paulo.

Na proposta sao considerados:

1.

Os controles necessarios a avaliacao da puerpera:

2. A avaliacao do ambiente fisico de permanencia da mulher no pos-parto imediato; 3. A atuacao da equipe de enfermagem envolvida no cuidado a puerpera e 4. O estudo da ficha obstetrica.