Amamentar: uma questão de assumir riscos ou garantir benefícios

Publication year: 1994

As implementações de inúmeras ações de promoção do aleitamento maternas parecem não atingir as inúmeras variáveis que determinam o curso da amamentação. Tendo a proposta de compreender o que norteia a decisão da mulher em amamentar ou desmamar, este estudo foi desenvolvido buscando o significado consciente da experiência de amamentar para a mulher, de que maneira a dimensão atribuída ao significado da amamentação se manifesta nas suas formas de ação e desenvolver um modelo teórico representativo da experiência de amamentar para a mulher. Participaram 36 mulheres, moradoras de uma comunidade do município de São Paulo. Com base nos pressupostos teóricos do interacionismo simbólico e adotando a metodologia da teoria fundamentada nos dados, descrevemos a experiência da amamentação segundo a ótica da mulher.

A pesquisa revela que a mulher vivencia a amamentação a partir de um processo avaliativo e valorativo compreendido pelos temas:

avalia da sua capacidade para amamentar avaliando seus sentimentos e tomando decisões, cujo fenômeno central, representativo do processo, denomina-se pesando riscos e benefícios. O estudo demonstra, que os elementos que fornecem as diretrizes para a condução da amamentação são resultantes da relação do ato de amamentar e os diversos símbolos significativos explicitados nas situações de interação vivenciadas pela mulher.