Ensino teórico-prático de enfermagem psiquiátrica e saúde mental nos cursos de graduação em enfermagem da grande São Paulo
Publication year: 1997
O presente estudo surgiu da necessidade de se conhecer o desenvolvimento da consciência crÃtica e da percepção do professor, relativas ao ensino de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental nos cursos de graduação em Enfermagem, especialmente no que se refere ao ensino teórico-prático. Considera-se que a conduta falha dos enfermeiros no atendimento aos pacientes com alterações psÃquicas ou comportamentais e aos doentes mentais, observada no exercÃcio profissional, possa estar relacionada à deficiência no ensino teórico-prático de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental na graduação. Traçaram-se como objetivos, averiguar a descrição do ensino e os critérios para a escolha do campo de ensino teórico-prático, bem como examinar a realização do planejamento e o desenvolvimento do ensino teórico-prático de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental feitos pelo professor nos cursos de graduação em Enfermagem. A população foi constituÃda de 23 professores de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental de nove escolas da região da Grande São Paulo. O instrumento adotado para a colheita de dados foi um formulário com 24 questões abertas relacionadas com a caracterização da população, com a elaboração do programa da disciplina, com o desenvolvimento do ensino teórico-prático e com o exercÃcio de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental. O tratamento dos dados se deu por agrupamento de categorias e tabulação. Posteriormente, foram avaliados de acordo com os Padrões do ExercÃcio deEnfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental propostos pela Associaçà o Americana de Enfermeiros, com a Lei do ExercÃcio Profissional de Enfermagem e com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental. Pôde-se concluir que existem dificuldades na formulação de diretrizes para o ensino da disciplina em questão e que a conduta falha do enfermeiro, no atendimento do paciente com alterações psÃquicas ou comportamentais e ao doente mental, ) pode estar relacionada à deficiência no ensino teórico-prático de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde mental.
The present study was based on the necessity of knowing the critical awareness and perception shown by college members, concerning Psychiatric and Mental Health Nursing teaching on the Undergraduate program, specially in those aspects related to teaching in clinical settings, considering the practice of Psychiatric and Mental Health Hursing as inadequate as in attending patients with psychological or bahavioral disorders. It would be the result of a gap in nursing teaching during the undergraduate program in how to care patients with this kind of disorders.